domingo, 28 de fevereiro de 2016

Continuação da resenha: O uso do Blogue na educação

    Olá, queridos leitores! Nesse post continuarei falando sobre o Blogue, mas voltado para uso como ferramenta Pedagógica. 
    Gradualmente, o uso do computador e da internet em sala de aula se torna cada dia mais essencial para o ensino e a aprendizagem dos alunos e professores. 
    O Blogue pode ser um agente estimulador para aprendizagem de algumas disciplinas de uma forma mais criativa, curiosa e divertida.  Na Língua Portuguesa, por exemplo, pode ser utilizado para criação de textos, redações e no decorrer do estudo da disciplina. Na matemática, pode ser um método de compartilhar curiosidades que não são ensinadas em sala de aula, por exemplo, a utilização da matemática no dia a dia.

    Sem dúvidas, a utilização do blogue em sala de aula tem suas vantagens e desvantagens, como vantagens temos o incentivo a leitura, a escrita e a aprendizagem, a facilidade da criação do mesmo, espaço para interação, complementação da matéria pelo professor através das suas postagens e etc. Por outro lado, como desvantagens temos a falta de capacitação do professor para utilizá-lo de forma pedagógica, a falta de computadores em algumas escolas públicas, a falta de computadores nas casas dos alunos para dar continuidade a matéria em sua própria residência, e o fato da internet ser um meio de desviar a atenção do aluno e atrapalhar seu desempenho intelectual.
Abaixo, segue uma reportagem mostrando o Blogue sendo usado em sala de aula como recurso pedagógico: 


     E você? O que acha do Blogue como ferramenta pedagógica?

Um comentário:

  1. O blog tem inúmeras utilidades como ferramenta pedagógica. Para o professor, serve como: plataforma complementar às suas aula, agenda para tarefas, divulgação de artigos relacionados à sua aula e/ou disciplina, e nos comentários é possível estreitar o debate entre aluno/professor. Para os alunos o blog serve como caderno/diário digital da disciplina, permitindo que o mesmo compartilhe suas anotações com os demais, permitindo a troca de ideias e comentários entre os alunos.
    Fora que, contando com todos os recursos audio-visuais que o blog possui, a aprendizagem torna-se mais atrativa e profunda.

    ResponderExcluir